• INÍCIO
  • CONHEÇA
  • PARCERIAS
  • PRECIFICAÇÃO DE CARBONO
  • SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
  • FINANÇAS SUSTENTÁVEIS
  • FORMAÇÃO INTEGRADA
  • ADAPTAÇÃO
  • GESTÃO DE EMISSÕES
  • INOVAÇÃO NA CADEIA DE VALOR
  • DESENVOLVIMENTO LOCAL
  • MODA
  • SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA
  • ÁGUA
  • DESMATAMENTO
  • CAPITAL NATURAL
  • BLOCKCHAIN SOCIOAMBIENTAL
  • ISP EM CLIMA, ÁGUA E ENERGIAS RENOVÁVEIS
  • TRANSPARÊNCIA
  • RESTAURAÇÃO
  • ESG

P22_ON

  • INÍCIO
  • CONHEÇA
  • PARCERIAS
  • PRECIFICAÇÃO DE CARBONO
  • SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
  • FINANÇAS SUSTENTÁVEIS
  • FORMAÇÃO INTEGRADA
  • ADAPTAÇÃO
  • GESTÃO DE EMISSÕES
  • INOVAÇÃO NA CADEIA DE VALOR
  • DESENVOLVIMENTO LOCAL
  • MODA
  • SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA
  • ÁGUA
  • DESMATAMENTO
  • CAPITAL NATURAL
  • BLOCKCHAIN SOCIOAMBIENTAL
  • ISP EM CLIMA, ÁGUA E ENERGIAS RENOVÁVEIS
  • TRANSPARÊNCIA
  • RESTAURAÇÃO
  • ESG
Menu
Search box
Posted on 2 de March de 201622 de February de 2022 by Página22 |

Dicas de leitura, sites & vídeos

Skip to entry content

Por Amália Safatle

Aqui você encontra dicas de leitura, vídeos e sites de referência.

  • Divirta-se com estes quadrinhos contundentes que criticam os métodos tradicionais de educação.
  • Neste link, acesse 10 filmes para ajudar a repensar a educação.
  • Vai viajar? Neste post do Uncollege, veja 5 dicas de como fazer da sua viagem uma jornada de aprendizado.
  • Veja aqui a dica de um atalho para acessar cursos on-line, em parcerias com universidades e organizações de ponta.
  • A educação democrática começa desde cedo: esta reportagem da Folha de S.Paulo relata experiências nas quais os alunos têm participação ativa nos processos de decisão. E esta do Estado de S. Paulo mostra escolas inovadoras no que se refere a seus processos de aprendizado e de empoderamento de alunos.
  • Assista neste vídeo à reflexão do sociólogo e filósofo Edgar Morin sobre os limites da mudança de pensamento em um mundo acelerado e globalizado.
  • Neste vídeo, um exemplo de como preparar os alunos para o século XXI, unindo a busca de conhecimento ao bem-estar.
  • Qual a diferença entre empatia e simpatia? E por que a empatia é fundamental para uma cultura de diálogo? Este vídeo vai no ponto.
  • Nesta entrevista da Oscar Vilhena Vieira a Página22, o professor discorre sobre a contribuição que a universidade deve dar à formação ética dos alunos. Ele cita uma pesquisa feita nos Estados Unidos em que alunos receberam um questionário sobre o comportamento ético no início e no fim dos cursos. “Notou-se que eles atingiam maiores pontuações ao entrar na universidade do que ao sair. Sem dúvida, há uma responsabilidade dos gestores dessas universidades sobre os cursos e é preciso pensar de que maneira estes têm contribuído para a formação dos jovens”, diz Vilhena.
  • Para saber mais sobre a Teoria U, acesse: presencing.com/theoryu e www.ottoscharmer.com
  • O MIT também disponibiliza um curso on-line gratuito com a presença do próprio Otto Scharmer – o U.Lab. Saiba mais aqui.
  • Desenvolvido pelo FGVces, o processo formativo Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS) pode ser aplicado a outros públicos e contextos, ainda que adaptações precisem ser pensadas e testadas. Para possibilitar essa experiência, foi publicada a primeira versão do Guia do FIS.
  • Leia nesta reportagem de Página22, publicada em 2009, como se desenvolveu a ideia de uma formação integrada para a sustentabilidade.
  • Quer conhecer mais a transdisciplinaridade? Acesse o site do Centro de Educação Transdisciplinar (Cetrans).
  • Dica de grupo no Facebook: Doutorado Informal é um grupo que pode ser compreendido “como um caminho de aprendizagem autônomo e em rede que consiste em empoderar as pessoas no sentido de buscar aprender (e aprender a buscar) o que mais lhes move a curiosidade”. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse esta reportagem e esta página.

Baú
Amália Safatle, baú, bem estar, cetrans, conhecimento, cultura de diálogo, curiosidades, Edgar Morin, educação, empatia, empoderamento de alunos, fgvces, fis, formação integrada para a sustentabilidade, gestores, leituras, métodos tradicionais, mit, Oscar Vilhena, otto scharmer, teoria u, transdisciplinaridade, universidades, vídeos

Post navigation

Dois artigos: "Formação de gestores" e "Reaprender a dialogar"
Cursos superiores que estão na fronteira da inovação

Tags

adaptação agronegócio amazônia Amália Safatle ana baú blockchain Bruno Toledo capital natural car Cerrado certificações socioambientais cíntya feitosa desenvolvimento local desmatamento dicionário Drops22 ESG externalidades Fernanda Macedo fgvces gestão empresarial GRI gvces icv inovação Investimento Social Privado ISP Magali Cabral MMA moda mudança climática natural capital Nature-based Solutions ODS PDF restauração restoration serviços ecossistêmicos Sérgio Adeodato transparência video videoaula vídeos água

Newsletter

loader

Language

  • Português
  • English
Página22_ON